04 dezembro 2009

Desta vez não fiquei só a ver...


... Andei ali por dentro, no Canal da Mancha, na viagem de comboio que ligou Bruxelas a Londres, em apenas duas horas. Até aqui, o mais perto que consegui estar daquela obra arquitectónica que tanto me fascina, foi a Gare du Nord, em Paris.
A viagem "opralá" foi de noite, e por isso nem me apercebi que já andava dentro do túnel, uma vez que a paisagem exterior se mantinha inalterada. A única pista foi aquela impressão nos ouvidos, igual à que ocorre lá nos ares, mas que aqui se justifica com a pressão da água. "Opracá" consegui, pelo menos, distinguir os momentos em que entrei e saí do túnel, mas lá dentro nada mais do que preto!
Para satisfazer a minha própria curiosidade: o túnel possui 50km de comprimento, 37 dos quais debaixo do mar, com uma profundidade máxima de 60 metros.
Considerado uma das 7 Maravilhas Modernas, o Eurotúnel é o segundo maior túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo Túnel de Seikan, no Japão.
Que bonito!

2 comentários:

mila disse...

Da próxima vez vou contigo!

CJ disse...

Olá Susana!! Já faz algum tempinho que não nos falamos, mas como vi no msn que tens um blog, vim dar uma espreitadela ;)!!

E devo dizer-te k gostei mt! Tá um blog mt giro e realmente se há pessoa que já tem muitas histórias para contar és definitivamente tu!!

Adorava seguir-te nas tuas aventuras que tanto invejo (positivamente claro :)) e que se calhar nunca terei a tua coragem e determinação para fazer.. Mas enfim.. Susi é só uma tu e mais nenhuma :)

Beijinhos mt grandes e felicidades

P.S de vez em quando venho visitar o teu blog para ver como e por onde tens andado :***

Caju