09 dezembro 2008

Bombeiros de Mafamude



Isto pra dizer que este fim-de-semana recebemos cá a visita de uma espécie de Bombeiros de Mafamude, não fossem eles terem o nome de "Fire Services de Merseyside".
Eram 3h da manhã quando desata a tocar o alarme de incêndio do prédio... Depois de investigar possíveis causas de incêndio, descobrimos que o espertinho só estava a tocar por teimosia!
Dada a inactividade da vizinhança, resolvemos procurar o número dos Bombeiros na lista telefónica. 1ª tentativa: ninguém atendeu, 2ª tentativa: "this number doesn't receive income calls", 3ª tentativa: "this number doesn't receive income calls" (gostaria de saber para que serve então a central telefónica dos Bombeiros), 4ª tentativa: atende-nos uma voz feminina nos Bombeiros de Merseyside.
Estava a Inês Hipólito a tentar comunicar com a senhora, no seu melhor british acent, e enquanto ia respondendo ao questionário que ela lhe fazia, lá teve que repetir 3 ou 4 vezes "afinal, em que rua moramos?". Isto com o alarme a tocar insistentemente por cima (e já dentro) das nossas cabeças!
Mas verdade seja dita, 5 ou 10 min depois os senhores já cá estavam, equipados dos pés à cabeça e com dois grandes camiões estacionados à nossa porta...
Esperem lá que... eis que entram novamente os Bombeiros de Mafamude em acção! "Não podemos fazer nada... Não sabemos onde está o painel para desligar o alarme". Pois passados alguns minutos, e depois de um deles ter andado a carregar em todos os botõezinhos, o alarme calou-se.
Voltou a fazer-se ouvir a meio da noite e durou até quase meio da tarde do dia seguinte, altura em que os tugas aqui do rés-do-chão, Inês e Romão, e depois de mais uma visita dos Bombeiros de outra Corporação, se dirigem ao andar de cima pra carregar no único detector que tinha o sinal vermelho (afinal era tão fácil)... Ovações e vénias da vizinhança aos nossos heróis!

25 novembro 2008

Os emigrantes e a "cidade grande"

De vez em quando lá vamos nós àquilo a que eu chamo "a civilização".

Acordamos cedo, vestimos as roupinhas de domingo, e apanhámos o 1º autocarro rumo à "City Centre"...

Da 1ª vez pra ir ao Lidl, atrás de comida barata. Esta semana como turistas, pra ver os monumentos e os museus! Até parecia que tinhamos vindo ao "estrangeiro" passar o fim-de-semana!

Máquina fotográfica na mão, cachecóis até às orelhas, e aquele entusiasmo das crianças, foi bonito...

Museu Naval:


Família de Liverpool rumo à América:



08 novembro 2008

Hello Liverpool!

Já lá vão uns 10 dias desde que cheguei a esta terra gélida e cinzenta e o acesso à net ainda só é possível graças ao Mc Donalds que está mesmo aqui ao lado.
Felizmente encontrar casa foi mais rápido do que eu julgava e estou contente com o resultado da busca desesperada por um lar! Os companheiros de casa, aventura, viagem: Inês e Romão (com quem vai dando pra falar português quando a Debbie está distraída com outras coisas. São lá dos lados de “Lisbôa”) e a Debbie (só tem 18 aninhos mas não gosta que a tratem como bebé. É uma misturada de nacionalidades: nasceu na Argentina, tem passaporte dinamarquês, e vivia num bairro inglês em Espanha).
No meio disto tudo enerva-me o facto de não poder ir a casa tantas vezes quanto gostaria… Os voos para o Porto são reduzidos nos meses de Inverno e só voltam à normalidade a partir do dia 29 de Março. Ah, o Natal também vai ter que ser por aqui!
Vai custar, mas faz parte desta opção de vida…


-->

26 outubro 2008

Goodbye Girona!

Acabou... As primeiras pessoas já começaram a viajar para as bases e a minha vez é amanhã, ás 18h. Na 3ª feira tenho o meu 1º voo, as 11h00 pra Málaga. Portugal não me calhou na rifa, pelo menos até ao dia 19 do próximo mês...


Tudo isto foi rápido demais e está a acontecer rápido demais, e o "pior" ainda está pra vir: chegar a Liverpool num dia e começar a trabalhar no dia seguinte, e no meio disto tudo encontrar casa, ir às compras, e ficar a viver num hostel nos primeiros tempos (espero que apenas dias)...
Mas estou feliz, definitivamente era disto que eu precisava! E embora me queixe, é com este ritmo louco que me sinto bem ;)


Ontem recebemos os diplomas e as nossas asas (apenas uma pessoa chumbou, coincidentemente a única que estava a repetir o curso pela 2ª vez), e à noite tivemos a farra de despedida. Goodbye Girona...




Portuguese Mafia:





24 outubro 2008

Passei!!!

Nao tenho tempo pra dizer + nada pq tou a pagar net, mas PASSEI!!!

96% no exame final.

Na 3a começo a voar...

Happy!
Fui...

07 outubro 2008

Time to... relax and have fun!

Pois é, a teoria acabou e agora passámos à prática. Isso significa que já desde de 6ª feira que começo a lembrar-me do que é ter tempo livre!

No fim-de-semana, para além de dormir até à 1h da tarde, deu ainda para visitar a praia e descobrir que o paraíso está aqui ao lado... Os pueblos de Callela e La Franc são verdadeiramente recomendáveis a todos os que gostem ou não de praia! E eu terei que lá voltar para umas férias ou... whatever!

Deixo umas fotos só para abrir o apetite...







Entretanto estou num dia "off" porque a próxima noite vai ser "on". Vamos começar as práticas nos aviões, o que significa usá-los na única altura em que não estão a render dinheiro: à noite!

No dia seguinte partimos rumo a East Midlands para apagar fogos em simulador, com paragem de algumas horas por Bérgamo para metade da turma, desvio que eu de forma altruísta me ofereci para fazer, já que não havia lugares suficientes no voo directo.

E depois de uma noite a viajar de camioneta entre East Midlands e Stansted, eis que me aguarda o voo das 6h00 em direcção ao Porto para disfrutar de Portugal por 9 dias!!! Que bom vai ser voltar a casa, ao meu quarto, à minha mãe, e àqueles "patetinhas" com quem partilho bons momentos...
Falando ainda de coisas práticas, preciso de recolher todas as roupas de Inverno que tenho no armário, antes de enfrentar a chuva e o frio em Liverpool :(( Ah, e claro está, estudar, estudar, estudar para o "conversion exam" que faço mal regresse a Girona!

Vontade de vos abraçar! Até já...

27 setembro 2008

Big Brother

Já vai em 5 o número de pessoas que saíram do curso (um eliminado porque chumbou no exame de Dangerous Goods, e os outros 4 porque não resistiram a um dos momentos cruciais: o Initial Exam).

Isto começa a parecer-se demais com o Big Brother, sendo que depois das "expulsões" é estranho ver a sala perder algumas das suas figuras mais emblemáticas! Eu já me considero uma sobrevivente porque depois de estar "nomeada" para sair (chumbei no Initial Exam com 61% quando precisava de 85%), passei no dia seguinte, à segunda e última oportunidade, com 94%. Bem, devo dizer que estou realmente orgulhosa de mim própria, mas que isto me custou 2 dias sem fazer refeições, fez-me comer cacahuetes com mel compulsivamente, e tirou-me ainda mais horas de sono àquelas que eu já não tenho desde que vim pra cá!

A pressão é cada vez maior, mas é no meio disto que vão crescendo laços. Bonito ver que aqueles que passaram no exame à primeira voltaram no dia seguinte (um tão aguardado day off) pra dar apoio a quem estava com a corda na garganta, e ficaram lá durante todo aquele tempo interminável que vai desde o momento em que acaba o exame até que sabemos a nota! E no final aqueles abraços de partir os ossos que significam: SOBREVIVEMOS a mais um...

No fim de tudo, e porque este deverá ser o único fim de semana em que não temos nada para estudar, o belo jantar português e italiani com muita música e vinho tinto porque MERECEMOS!



P.S. Entretanto passei no teste da natação, que não foi tão fácil como eu julgava...


21 setembro 2008

No time to breathe...


Achei que estavam a gozar comigo quando me disseram pra esquecer as noites e os fins-de-semana, mas é mesmo a sério! Com testes todos os dias, onde a nota mínima para passar é 85%, só mesmo utilizando todo o tempo disponível para estudar, e mesmo assim NÃO CHEGA!

Fiz o meu 1º exame eliminatório, sobre transporte de materiais perigosos, e passei! Amanhã há outro, sobre segurança, e à noite as provas de natação. Entretanto, o meu currículo de daily tests já contabiliza duas negas... Tou a sobreviver minha gente, mas tá difícil!

Entretanto inda vai dando pra dar umas escapadelas ao mediterrâneo, mas sempre com uma companhia importantíssima: Ryanair Operations Manual "Safety and Emergency Procedures", a nossa bíblia!



14 setembro 2008

Qualquer semelhança com Erasmus...

É pura coincidência...

O instrutor do curso (no início da noite)...



O instrutor no final da noite...

5h00: back home!

10 setembro 2008

Mas estamos na tropa?


Cada dia começa com uma ronda, como na tropa, pra ver se temos as unhas pintadas a combinar com o baton, o cabelo impecavelmente arranjado, os sapatos pretos, lisos e com tacao, relógio com os ponteiros dos seguntos e brincos pequenos nas orelhas! "The girls must be pretty and the guys handsome!"
Quem chega uns segundos atrasado ouve: "You are 2 minutes late, next time you will be out of the course!"
Pra amanha há que decorar os preços de todos os produtos que se vendem no aviao e temos o primeiro exame!
A partir daí é sempre a dar-lhe, hard work, acordar as 7h, andar cheia de pensos nos pés porque os sapatos magoam, chegar a casa estourada e nao ter a mae... Que saudades da minha mae! E ainda nao saber quando volto a ve-la...
Ainda assim, as coisas começam a estabilizar e tudo começa a valer a pena!

03 setembro 2008

Lendo Mia Couto...

Quem acha doce a terra natal ainda é um tenro principiante;

aquele para quem toda a terra é natal já é forte;

mas é perfeito aquele para quem o mundo inteiro é um lugar estrangeiro.

A alma tenra fixou seu amor num único ponto do mundo;

a pessoa forte estendeu seu amor a todos os lugares;

o homem perfeito extinguiu o seu.


Hugo de St. Victor, monge saxão do século XII

29 agosto 2008

Let's fly away


- "Mãe, quanto custa andar de avião?"
- Praí 100 contos!

Era isto que eu ouvia sempre que os meus pais me levavam a ver os aviões, mal eu imaginava que um dia ia conseguir andar num destes monstros por 2 cêntimos!
Agora, eles estão quase a fazer parte da minha vida. A primeira viagem está marcada para o dia 7 de Setembro, rumo a Girona (Espanha), onde durante dois meses intensivos eu vou aprender a ser uma Cabin Crew! Se passar nos exames e provas práticas, deverei andar a voar 3 anos com a Ryanair.
A vida tem mesmo uma capacidade enorme para nos surpreender! E desta vez a mudança é radical: trabalho novo, país novo, língua nova, gente nova e roupa nova! Sim, tenho que mudar todo o meu grada-roupa, porque jeans e sapatilhas "are not allowed"!
Entretanto, papéis e mais papéis, e-mails e mais e-mails, os dias passam a correr. Os últimos 10 anos da minha vida têm que ser justificados ao pormenor, com cartas de referência e pessoas de contacto que possam atestar que sou uma pessoa digna de percorrer os lugares proibidos dos aeroportos!
A aventura vai começar! O medo e o frio na barriga também.